Passar para o conteúdo principal

Natural PT Caretos de Podence

Possuímos o registo “Natural PT Caretos de Podence”, concedido no mês de maio de 2015, através da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.

Galardão Medalha de Mérito Grau Ouro

O Município de Macedo de Cavaleiros através de deliberação da Assembleia Municipal de 2015-04-29 atribui e distingui a Associação do Grupo de Caretos de Podence com o galardão Medalha de Mérito Grau Ouro.

Marca Caretos de Podence

Foi efetuado o Registo marca Caretos de Podence junto do "Instituto Nacional de Propriedade Industrial" em 2015-12-29, tendo como objetivo principal salvaguardar as figuras dos Caretos de Podence.

Património Cultural Imaterial de Portugal

A 15 de fevereiro de 2016 a o Carnaval dos Caretos de Podence entra no inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, conforme Publicação no Diário da República.

Veja a publicação em matrizpci.dgpc.pt
CARETOS DE PODENCE
CARETOS DE PODENCE

Património Cultural Imaterial da Humanidade: UNESCO

No dia 12 de Dezembro de 2019, a festa do Carnaval dos Caretos de Podence, Entrudo Chocalheiro, passou a integrar a Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade- UNESCO.

No ano de 2019, na cidade de Bogotá na Colômbia, surge o reconhecimento máximo com a integração na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade junto da UNESCO. A tradição da pequena aldeia de Trás-os-Montes atingia agora novos palcos e novos sonhos para alcançar.

Dar nota do papel fundamental da Associação dos Caretos de Podence, o seu dinamismo e o sentido de colaboração e interajuda, contribuindo para que outras festas do ciclo de inverno tenha iniciado novas dinâmicas e praticas de rituais em algumas aldeias do Nordeste.

Na altura do entrudo as unidades hoteleiras enchem não só no distrito de Bragança, mas também no distrito de Vila Real. O reconhecimento da UNESCO é um diamante precioso para todo o território de Trás os Montes que será necessário potencializar ainda mais.

Veja a publicação em ich.unesco.org