Passar para o conteúdo principal
CARETOS DE PODENCE
A CASA DO CARETO foi inaugurada no dia 22 de fevereiro de 2004, desde essa data, uma grande dinâmica com um potencial para a valorização e sustentabilidade da tradição, na divulgação e preservação dos rituais dos CARETOS DE PODENCE.

Este espaço proporciona a realização de vários eventos culturais e recreativos enquadrados no Roteiro Turístico do Nordeste Transmontano e de apoio ao Parque da Natureza do Azibo.

O Museu é composto por:

Exposição Permanente: Encontramos o registo da tradição carnavalesca da aldeia de Podence, associada aos Caretos, representados nas telas das pintoras Graça Morais e Balbina Mendes e outros artistas da região. Estão expostos os fatos, os chocalhos, as máscaras e toda a indumentária destas figuras sedutoras e enigmáticas, assim como os únicos seres que os Caretos respeitam nas suas tropelias, gritarias e chocalhadas de Domingo a Terça-feira de Carnaval, as matrafonas.

Salão Multiusos: Realização de vários eventos, seminários, e exposições temporárias.

Loja: Um espaço para venda de merchandising dos Caretos, com a possibilidade de haver experiência de Ser Careto.

Horário de funcionamento Verão:
Fecha à segunda-feira.

Restantes dias:
Manhã: 10h00 - 12h00
Tarde: 14:30h - 18h00


Marcação de visitas para grupos:
careto.podence@gmail.com

Tasquinha Regional - "O Careto": São servidos almoços e jantares, pratos gastronómicos da região Transmontana, posta, rodeão e enchidos variados, possuindo uma vista panorâmica para a Albufeira do Azibo.

Contatos: 96 810 5473 ( Sandra Frei )